top of page

Itinerário “Norte da Toscana”

Pisa – Lucca – Vinci 

Pisa

Até a alta Idade Média o mar chegava até ali. O porto de Pisa era um dos mais importantes da Europa. Sabe-se lá por que motivo, o mar dali se retirou, mas Pisa não se deu por vencida e continua a ser uma das cidades mais importantes da Itália e uma das metas mais procuradas pelos turistas de todo o mundo.

Ali se encontram duas das principais universidades italianas, além de uma das mais famosas torres de todos os tempos, localizada na não menos famosa Praça dos Milagres. Em uma das suas outras praças, que hospeda um mercado com produtos típicos, é possível almoçar muito bem numa atmosfera tipicamente italiana.

Lucca

A “Praça Oval” como é conhecida por aqui é um dos lugares mais pitorescos da Itália. É difícil escolher em qual dos restaurantes sentar para almoçar,  tomar uma cerveja ou um cálice de bom vinho, tamanha é a oferta. Além da praça, dos seus charmosos becos e igrejas, Lucca também é famosa por ser a cidade de Giacomo Puccini, referência da Opera italiana.

As muralhas medievais de Lucca são as mais bem preservadas de toda a Itália e permitem aos seus habitantes e turistas viver esse importante pedaço da História, integrando-o ao dia-a-dia. É comum vê-los passeando a pé ou de bicicleta pelas muralhas e descendo, de um dos diversos pontos, para o centro da cidade.

Esse espírito de união do passado com o presente também se pode notar nas manifestações artísticas de que a cidade é palco. Além de importantes festivais de música, Lucca ainda hospeda a famosa mostra de quadrinhos Lucca Comics.

Vinci

O que dizer da cidade natal de Leonardo (da Vinci)? Além dos dois museus que reunem toda a genialidade do pai da engenharia, em Vinci também podemos ter uma visão ampla dos arredores, subindo na torre mais alta da cidade. A poucos minutos dali, percorrendo uma estrada de oliveiras a pé ou de carro, chegamos à casa natal de Leonardo da Vinci, onde um vídeo tridimensional de cerca de 20 minutos (em inglês ou em italiano) nos fala sobre a vida do artista, sua trajetória e invenções que são um verdadeiro patrimônio da humanidade. 

É possível ainda inserir em cada itinerário visitas a vinícolas ou adegas com degustação.

    Está procurando uma guia para Florença e Toscana? Encontrou!

    Entre em contato agora!

    bottom of page