top of page

Itinerário “Chianti”

San Gimignano – Volterra – Siena – Monteriggioni

Siena

Na Itália é comum falar de “terra de Siena” para se referir a uma terra avermelhada. E é assim essa bela cidade que se apresenta em tons vermelhos dos seus muros, pavimentos e fachadas. É ali que se encontra uma das melhores universidades da Itália e é ali que ocorre, duas vezes por ano, uma corrida de cavalos em plena praça principal, que instiga a disputa dos históricos bairros da cidade. Nos dias 2 de julho e 16 de agosto as bandeiras demarcam o território das diferentes equipes. Já para quem visita a cidade fora do circuito do famoso “palio di Siena” a cidade se revela mais tranquila e permite saborear seus licores e doces típicos, como o “panforte” ou os “ricciarelli”.

San Gimignano

San Gimignano, Italia
Tatiana Ribeiro - guia de turismo em San Gimignano
San Gimignano

Das mais de 70 torres da cidade na Idade Média, hoje existem pouco mais de 10. As torres naquela época eram sinônimo de poder. Mas o poder de San Gimignano permanece ainda hoje como uma das cidades italianas mais procuradas pelos turistas de todo o mundo. A atmosfera medieval preservada nas ruas e praças conferem à cidade um fascínio único. Do alto da Torre Grossa é possível ter uma visão do alto de toda essa beleza e dos arredores e se sentir parte de um dos patrimônios históricos da humanidade.

San Gimignano. Foto: Tatiana Ribeiro, Guia de Turismo.
San Gimignano. Foto: Tatiana Ribeiro, Guia de Turismo.

Monteriggioni

Monteriggioni, Toscana. Foto: Tatiana Ribeiro, Guia de Turismo.

Hoje é uma praça com alguns charmosos bares e restaurantes, circundada por um percurso suspenso, nas muralhas. Uma praça no centro do que no século XII foi o primeiro castelo construído pela população de Siena para funcionar como uma fortificação de controle da estrada chamada “francigena”, que levava os peregrinos da França a Roma. 

Monteriggioni, Toscana. Foto: Tatiana Ribeiro, Guia de Turismo.
Monteriggioni, Toscana. Foto: Tatiana Ribeiro, guia de turismo.

Nos dias do ano em que não é o famoso cenário de uma festa medieval toscana, Monteriggioni é uma parada para descansar e refletir depois de um agitado percurso turístico pelas cidades vizinhas. As fotos do pequeno burgo, feitas da estrada, são um verdadeiro cartão-postal.

Volterra

Tatiana Ribeiro - guia de turismo em Volterra
Volterra, Toscana
Volterra, Toscana

Como todas as cidades medievais, Volterra tem o seu Museu da Tortura, reunindo instrumentos  usados pela Santa Inquisição. O castelo, magnífica construção medieval, hoje é um cárcere e pode ser fotografado somente por fora. 

Em torno ao castelo, um parque onde

se encontram nada menos que ruínas etruscas.

 

Essa magnífica pequena cidade

pode se apresentar

ora beijada pelo sol, ora

envolta pelas brumas,

que lhe conferem uma atmosfera

mística e singular.

 

    Como que alheias à História, as lojas expõem nas suas vitrines objetos de alabastro, pedra muito branca e típica do lugar. Cabe ao visitante (e à metereologia, é verdade) decidir que Volterra conhecer.

    Colle di Val d'Elsa

    Terra do renomado arquiteto Arnolfo di Cambio, Colle di Val d’Elsa também hospedou poetas ilustres, além do republicano Giuseppe Garibaldi.

    Cenário de uma importante batalha entre Florença e Siena, Colle ficou imortalizada em versos de Dante Alighieri na sua Divina Comédia.

    Castello di Verrazzano

    Castello di Brolio

    Residência da família Ricasoli, produtora de vinho Chianti.

    Visitação dos jardins e de 4 salas

    do castelo + degustação

    aberta ao público diariamente.

    É possível ainda inserir em cada itinerário visitas a vinícolas ou adegas com degustação.

    Está procurando uma guia para Florença e Toscana? Encontrou!

    Entre em contato agora!

    bottom of page